domingo, 5 de setembro de 2010

Acessibilidade? Nem em Paris!

"Farto, perguntei a uma “culta” funcionaria do Metropolitano de Paris, no meu melhor francês, “Então mas não há elevadores nem escadas rolantes?” ao que ela me respondeu laconicamente “não, não hà”. Eu repliquei ainda no meu francês de liceu “não há?”, “mas então os deficientes?” a culta funcionária francesa retorquiu, “Pois é, é um problema de Paris...”. Eu nem queria acreditar, pareceu-me ver o Victor Hugo, o Gustavo Eiffel, o Charles de Gaule, o Toulose Lautrec, enfim essa cambada toda de Cultos Parisienses aos saltos na tumba. “Então mas isto é que é um país civilizado?” estrebuchei a espumar pela boca e com o cérebro já pouco oxigenado devido ao esforço, “Os inocentes turistas com malas, os inválidos indiferenciados, os indivíduos com muletas, os idosos com andarilho, os deficientes com cadeiras de rodas, as crianças com Pé Boto, os inexperientes pais com carrinhos de bebé, entre outros desgraçados, não têm acessibilidade nas estações de metro de Paris?!”, “E isto numa cidade que se dá ao luxo de ter um bairro chamado Les Invalides!!!???”. Pra mim a festa acabou!"
João Pinga, Paris, 3 Set. 2010 in Papoilas Saltitantes

Sem comentários:

Enviar um comentário