quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SOMOS DIFERENTES


Quando você pergunta o que é inclusão, os jovens falam: "Ah, é perceber que todos nós somos iguais". E não é isso: é perceber que todos nós somos diferentes. Não existe nada mais típico na humanidade do que a diversidade. Só quando você percebe o quanto nós somos diferentes é que consegue trabalhar na busca dos direitos iguais.
Entrevista a Cláudia Werneck
Novembro 2001

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rede Inclusão: novo manual disponível


Está disponível no site da Rede Inclusão um novo livro na secção recursos - Manual de Apoio 6 - CRIAR UM AMBIENTE INCLUSIVO E AMIGO DA APRENDIZAGEM (AIAA) SAUDÁVEL E SEGURO.

http://redeinclusao.web.ua.pt/index.php/noticias/72-novo-livro

Boa leitura

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Comissão para a Deficiência

"Foi já publicado o Despacho n.º 2178/2013, DR n.º 26, II Série, de 2013/02/06, que determina a constituição de uma Comissão para a Deficiência, até à operacionalização do Conselho Nacional para as Políticas de Solidariedade, Voluntariado, Família, Reabilitação e Segurança Social.   A Comissão para a Deficiência terá como missão proporcionar a participação do movimento associativo interveniente nas áreas de prevenção, habilitação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência, na implementação, desenvolvimento e acompanhamento dos dispositivos legais, das políticas e em outros processos de tomada de decisão em questões relacionadas com as pessoas com deficiência"
in http://www.inr.pt/content/1/2956/comissao-para-deficiencia

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Casa João Cidade


O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Casa João Cidade, situado no Olival das Casas Altas, é uma resposta social que vai de encontro às necessidades reais da população adulta com deficiência.
Procuramos, nas nossas diversas áreas de intervenção, estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades que cada pessoa com deficiência tem dentro de si, garantir a sua inclusão na sociedade e, sempre que possível, apoiar o seu regresso efetivo à vida autónoma em comunidade.
Os ateliers temáticos, como a pintura, a olaria, a tecelagem, a música, o teatro e a expressão corporal, promovem o desenvolvimento da criatividade artística, estimulando a auto estima e a autonomia pessoal. A jardinagem e a horticultura biológica desenvolvem a valorização das competências individuais de cada cliente participando no dia-a-dia da casa.
Graças a diversas parcerias e à colaboração de voluntários especializados, são igualmente dinamizadas atividades de índole desportiva, cultural e terapêutica, visando o desenvolvimento integral dos nossos clientes, a melhoria das suas relações interpessoais e autodeterminação, bem como a sua participação social e a sua cidadania.
Com o envolvimento de todos nesta missão, pretende-se apoiar a população com deficiência e seus familiares, na criação de um dia-a-dia mais satisfatório, aumentando assim a sua qualidade de vida.
Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 9h00 às 18h00
Contato: 266 891 568 - Dr João Aleixo