sexta-feira, 26 de abril de 2013

Regresso à casa da nossa tela


"Em 2011 realizou-se a IV Edição da Bienal Internacional de Arte Contemporânea na Ilha do Porto Santo, sob o tema "Homo Virtualis" que procurou reflectir o momento presente da civilização, não só em relação ao impacto das novas tecnologias... como também a alteração de valores....
 
Neste âmbito o Comissariado da Bienal estabeleceu uma parceria com a ANACED convidando-a a participar neste importante evento com a apresentação de uma Exposição de Pintura realizada por artistas com deficiência.

Não querendo deixar de aproveitar mais esta oportunidade para promover os artistas com deficiência e chamar a atenção dos responsáveis e público em geral para as capacidades e potencialidades destas pessoas e assim facilitar a sua inclusão social, a ANACED organizou a referida Exposição, com 14 obras, que esteve patente ao público de 7 a 31 de Agosto de 2011 no Edifício Histórico da Câmara Municipal daquela ilha, e na qual participaram os artistas dessa Instituição Armando Ramalho, Carlos Santos, Custodio Alves, Duarte Passarinho, Filomena Batalha e Maria Luísa Costa com a obra More.com 1.
Considerando a oportunidade de visibilidade para o talento dos artistas com deficiência junto de diferentes públicos, a ANACED decidiu não findar este projecto nesta mostra, tendo para isso proposto a diversas entidades que requisitassem a exposição “Homo Virtualis” para os seus espaços culturais.
 
Neste sentido, a referida exposição foi requisitada pelas seguintes entidades:
 
- Vila do Conde (Auditório Municipal) | Dezembro de 2011
- Moimenta da Beira (Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro) | Janeiro de 2012
- Cantanhede (Biblioteca Municipal) | Março de 2012
- Montemor-o-Velho (Biblioteca Municipal) | Abril de 2012
 
Findo este projecto, que se revelou um grande sucesso junto do público, tendo contribuído para uma maior visibilidade das capacidades artísticas das pessoas com deficiência, venho por este meio agradecer a colaboração dessa Instituição e dos artistas participantes..." Cristina Fontes, Directora Executiva da ANACED

terça-feira, 23 de abril de 2013

"Rotas sem barreiras" na Escola EB 2,3

Hoje decorreram duas sessões de Teatro Participativo com as turmas do 6ºano no seguimento de uma acção de sensibilização iniciada no ano escolar passado. Estas sessões estão ligadas ao projeto "Rotas sem barreiras"
Para mais informação:
http://rotassembarreiras.com/pt/

quarta-feira, 17 de abril de 2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

Definição da saúde

Segundo GALENO "estado em que nos sentimos capazes de fazer as coisas que desejamos fazer com o mínimo de dor e desconforto" mercece a pena pensar nisto!

terça-feira, 9 de abril de 2013

É já amanhã: Seminário Internacional sobre a Saúde Mental na Deficiência Intelectual


Tema: Saúde mental na deficiência intelectual, um direito
Local: Auditório do INFARMED, no Parque de Saúde de Lisboa
Data: 10 e 11 de abril de 2013
Este seminário está a ser organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. em parceria com a Direção-Geral de Saúde no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental. Como entidades responsáveis pela prestação de serviços, nas áreas da saúde, da reabilitação, da promoção dos direitos e dos cuidados específicos dirigidos à pessoa com deficiência intelectual, cumpre a estas entidades partilhar práticas, alicerces fundamentais para a criação de pontes entre a Deficiência Intelectual e a Doença Mental. Quando este diagnóstico duplo é atempado consubstancia-se o garante da melhoria contínua da resposta às problemáticas desafiantes destes "novos utentes" dos serviços destas entidades. Porque esta área de trabalho vive na interface entre vários saberes, para a sua dinamização, é fundamental congregar profissionais com experiência vasta, conhecimento multidisciplinar e integrador e de valor unanimemente reconhecido, na Europa e em Portugal, na área da reabilitação e da saúde mental. in INR.pt

terça-feira, 2 de abril de 2013