quinta-feira, 23 de outubro de 2014

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia Nacional da Paralisia Cerebral

"20 de Outubro dia da Paralisia Cerebral

Foi dia 21 de março publicada no Diário da República, 1ª Série - N.º 57, a Resolução da Assembleia da República n.º 27/2014 que institui o dia 20 de outubro como o Dia Nacional da Paralisia Cerebral.
Trata-se de um dia histórico e um marco importante na vida das pessoas com Paralisia Cerebral. Além da simbologia do dia instituído, pretende-se que seja, também, uma forma de dar maior relevância e visibilidade às pessoas com Paralisia Cerebral, sensibilizando a sociedade civil para a importância do respeito pela inclusão e para a necessidade de apoio na defesa dos seus direitos.
Agradecemos, por isso, a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, apoiaram esta iniciativa e que, com o seu contributo, tornaram possível que este dia fosse ainda mais especial." http://www.appc.pt/_nagenda/noticia318.html

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Audição parlamentar sobre a educação inclusiva

"Partilho convosco o registo áudio da audição do passado dia 8 de Outubro na 8ª Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

Durante cerca de uma hora o grupo de peticionárias, que representou os 6275 cidadãos que assinaram a petição pública, reforçou a defesa da escola inclusiva e o que nos move neste sentido de pedir a revogação imediata da portaria 275-A/2012.

Gostaríamos muito de vos pedir 1 hora para ouvirem esta audição.
Gostaríamos que no final os pais que atualmente têm filhos e os professores que têm alunos seus a frequentar o ensino secundário, partilhassem connosco como está a decorrer a inclusão desses jovens." Sara Martins

enviem-nos uma breve descrição para
associacoesdepais.pelainclusao@gmail.com

http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheAudicao.aspx?BID=98538

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Resultados dos portugueses no Campeonato do Mundo de Boccia

Terminou no passado dia 27 de Setembro de 2014, o Campeonato do Mundo de Boccia realizado, este ano, em Pequim, China.

Este Mundial ficou marcado pela nítida superioridade asiática, na generalidade dos resultados obtidos. Dos países europeus participantes, apenas a Grã-Bretanha, a Holanda e Portugal conseguiram chegar ao pódio.

Portugal arrecadou uma medalha de Bronze, na Categoria de Par BC3, composto pelos atletas Armando Costa (ARDA-APPC), José Carlos Macedo (SC de Braga) e Luís Silva (Associação de Boccia Luís Silva). 

Na chegada ao aeroporto da Portela (Lisboa) a Selecionadora Nacional, Helena Bastos, em declarações à FPDD, referiu que “os resultados não foram aqueles que estamos habituados mas, dadas as condicionantes, foram razoáveis.”. Consciente da grande evolução da modalidade, referiu ainda que “Há condições de trabalho que provavelmente nós não temos, e que teremos dificuldades em adquirir em breve trecho; também precisávamos de uma renovação da nossa seleção mas, temos de trabalhar com a prata da casa e, com certeza, vamos conseguir melhorar estes resultados, de maneira a que cheguemos ao Rio 2016 com a possibilidade de receber mais medalhas”.

A Seleção Nacional de Boccia volta a competir em Março de 2015, no Continental Cup Boccia, a ter lugar na Catalunha, Espanha.

Pode encontrar aqui:output_efile.aspx?id_file=2954output_efile.aspx?id_file=2955 uma síntese dos resultados!

http://www.fpdd.org/pt/terminou-o-campeonato-do-mundo-de-boccia---pequim-2014

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (ajudas técnicas)

"No dia 26 de Setembro, foi publicado, em Diário da República, a Portaria nº 192/2014, relativa à criação da Base de Dados de Registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (BDR - SAPA), que tem como objetivo garantir a eficácia do sistema, a operacionalidade e a eficiência dos mecanismos do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio, promovendo uma aplicação criteriosa do mesmo.
O referido diploma estabelece a criação e manutenção da BDR - SAPA, através de uma aplicação informática centralizada, bem como o tratamento da informação no que respeita à referenciação, prescrição, atribuição, comparticipação e reutilização de produtos de apoio.
A BDR - SAPA permitirá a desburocratização, a desmaterialização e a simplificação do SAPA, tornando possível o controlo da atribuição dos produtos de apoio a nível nacional, de uma forma mais eficiente e célere, permitindo aos organismos envolvidos, a caracterização e a consulta da informação dos seus beneficiários.
Para saber mais consulte a Portaria nº 192/2014 – PDF – 172

Última actualização: Sexta-Feira, 03 Outubro de 2014 in inr.pt