quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Directório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Lisboa

Sendo missão da ANACED defender o direito das pessoas com deficiência a participar, em condições de igualdade com as demais, na vida cultural, é com grande satisfação que esta associação, com o co-financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., no âmbito do seu Programa de Financiamento a Projectos, apresenta o Directório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Lisboa editado em 2015, que dá a conhecer as condições de acessibilidade dos equipamentos culturais que se disponibilizaram para responderem aos questionários elaborados pela ANACED para aferir sobre as mesmas.

Esta publicação, a par das já lançadas em 2012, 2013 e 2014, constitui um primeiro passo de um processo dinâmico, no sentido de dar a conhecer as condições de acessibilidade de todos os espaços culturais e artísticos do nosso país, de apontar o caminho para a eliminação das barreiras que impedem a plena fruição do património cultural e de promover a partilha de experiências e conhecimentos entre os diferentes espaços e seus utilizadores.

Para conhecer, dar a sua opinião e divulgar esta publicação queira, por favor, aceder ao link http://anacedarte.wix.com/anaced#!sobre-2/c21hz.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Guia Técnico de Acessibilidade do Destino Turístico

Após a apresentação pública do Guia Técnico de Acessibilidade do Destino Turístico no passado dia 6 , informamos que é possível aceder ao guia digital através dos seguintes links: 
Vamos divulgar e passear.....

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Vamos participar: consulta pública da Estrategia europeia



A Comissão Europeia lançou em 22 de dezembro uma consulta pública sobre a revisão intercalar da estratégia europeia para as pessoas com deficiência (2010-2020).

Esta estratégia estabelece um roteiro para a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que a União Europeia assinou. Ela identifica oito principais áreas de ação a nível da UE: acessibilidade, participação, igualdade, emprego, educação e formação, proteção social, saúde e ação externa.
Esta consulta pública pede a sua opinião sobre:
- o que foi conseguido até agora em cada uma das 8 áreas,
- as dificuldades encontradas por todas as pessoas com deficiência,
- como a EU deve lidar com essas dificuldades.

Cidadãos, organizações, governos, empresas, académicos e outras partes interessadas são convidados a responder.

Você pode enviar sua contribuição até 18 de março de 2016.

O questionário está disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia, com excepção da Irlanda.

Aqui vai o link para o questionário em Português:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/consultas_publicas_pt.htm