sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Princípios da educação inclusiva

 Antes do fecho da consulta pública lembramos:

Princípios
A Inclusão educativa é o processo que visa encarar positivamente e encontrar respostas para a DIVERSIDADE dos alunos, através da promoção da sua participação na aprendizagem, nas culturas e nas comunidades em que vivem.
  1. A educação é um direito humano.
  2. A inclusão é um princípio, não uma estratégia.
  3. A inclusão diz respeito à educação de todas as crianças e jovens.
  4. A inclusão envolve mudança. Trata-se de um processo contínuo de desenvolvimento da aprendizagem e da participação de todos os alunos.
  5. As diferenças entre os alunos constituem valiosos recursos de apoio à aprendizagem.
  6. A Inclusão tem a ver com a remoção das BARREIRAS à APRENDIZAGEM, sobretudo as que os alunos mais vulneráveis à exclusão enfrentam, a três níveis: presença, participação e sucesso educativo.
  7. A participação significa a aprendizagem em conjunto com os outros e a colaboração com eles em experiências educativas partilhadas.
  8. As melhorias introduzidas beneficiam a aprendizagem de todos os alunos.
  9. A inclusão na educação é um aspeto fundamental da inclusão na sociedade.
(adaptado de www.redeinclusao.pt e de Índex para a Inclusão (Ainscow e Booth, 2002))

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