quinta-feira, 6 de maio de 2010

Poesia

Quando as pessoas


Quando as pessoas olham para mim, penso:
“Sou como sou, como vocês!
Podem olhar para vós próprios!”

Se ele não se olha ao espelho,
Ele não se olha!
Ele não se vê: há uma coisa nele, uma dificuldade.

Suporto a minha deficiência desde pequenina.
Dizem-me que sou deficiente.
Não sei onde mas sinto que mo dizem:
Nos olhos,
Sobretudo os homens na rua, que engatam.
Às vezes as mulheres, mas menos.

Mas não me toca porque aceitei.
Minha deficiência,
É que não posso ser como quero:
Minha facilidade de falar.

A deficiência, está desde que veio ao mundo.
Estive numa incubadora.
Tenho uma imagem na cabeça:
Estava toda nua, mas quentinha.
Minha mãe estava triste de me deixar:
As crianças sentem os pais.

Afinal de conta, estava feliz de vir ao mundo.


Sophie Pauquet

Sem comentários:

Enviar um comentário