segunda-feira, 4 de maio de 2015

Projeto TOPSIDE

Introdução

Muitos adultos com deficiência intelectual na Europa não podem participar como cidadãos ativos na sociedade em que vivem. Uma vez que a maioria apenas tem acesso limitado à educação e formação formal ou informal para adultos, um dos principais desafios consiste em fornecer-lhes a formação adequada e necessária para tomarem as suas próprias decisões, controlar as suas próprias vidas e desempenhar o seu papel de cidadãos ativos.
O projeto TOPSIDE +, surge na sequência do projeto TOPSIDE, coordenado pela  Inclusion Europe e desenvolvido por um consórcio  de 7 parceiros europeus (Bélgica, República Checa, Finlândia, Países Baixos, Roménia, Escócia e Espanha). Trata-se de um projeto de continuidade, promovido pela Inclusion Europe, no qual a FENACERCI é entidade parceira, conjuntamente com as organizações Adapei(França), Lebenshilfe (Alemanha) e Viltis (Lituânia).
Este projeto é financiado pela ação 2 do Programa Erasmus+,  e tem a duração de 2 anos.

Objetivos

O objetivo geral do projeto TOPSIDE consistiu em desenvolver o apoio e a formação de pares como uma nova componente na educação informal para pessoas adultas com deficiência intelectual. Para alcançar este objetivo, o TOPSIDE propôs-se a:
  • desenvolver e testar um programa de formação para pares de apoio adultos que permite que as pessoas com deficiência intelectual formem e forneçam apoio aos seus pares de um modo informal.
  • desenvolver um inventário de competências necessárias para o fornecimento adequado do apoio de pares, incluindo, por exemplo, processos de tomada de decisão, capacidades para lidar com comportamentos desafiantes, entre outros, que servirão de base para o programa de formação.
A "função" do Par de Apoio não confere apenas novas oportunidades de formação para pessoas com deficiência intelectual para reforçar as suas competências básicas, promove também novas oportunidades de emprego ou voluntariado para pessoas com deficiência intelectual com o objetivo de reforçar a sua cidadania ativa através do reconhecimento das suas competências.
in http://www.fenacerci.pt/web/fenacerci/projetos.html#10

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